Nossa escola vem montando o espaço interativo de aprendizagem desde o ano de 2001. Equipando com computadores de última geração e reciclando os mais antigos, reorganizando o referido espaço com mobiliário, cortinas e pintura nova, além de oferecer cursos de formação continuada do uso das mídias na educação. Investe também nos professores responsáveis por este espaço que são concluintes de curso de especialização em tecnologias da informação pela PUC e UFRGS. Durante este período em termos de aprendizagem mediada pelo uso do computador e o acesso à internet observamos avanços significativos no processo de construção do conhecimento dos nossos alunos. Além do fascínio natural que este tipo de recurso pedagógico exerce nas crianças e adolescentes, ele proporciona aos seus usuários a possibilidade da aprendizagem colaborativa que é uma estratégia de ensino na qual os alunos, de vários níveis de performance, trabalham junto em pequenos grupos tendo uma única meta. Sendo, então, responsáveis pela aprendizagem uns dos outros, assim como a sua própria. A troca ativa de idéias em pequenos grupos, não somente aumenta o interesse, como promove o pensamento crítico. Há evidência persuasiva de que grupos cooperativos atingem níveis mais avançados de pensamento e retém informação por mais tempo que os alunos que trabalham individualmente. A atividade em grupo possibilita uma menor competitividade, pois na negociação reúne propostas e soluções dos vários elementos, possibilitando assim alcançar níveis qualitativos mais elevados em conteúdo. A aprendizagem colaborativa destaca a participação ativa e a interação, tanto dos alunos como dos professores. O conhecimento é visto como uma construção social e, por isso, o processo educativo é favorecido pela participação social em ambientes que propiciem a interação, a colaboração e a avaliação que está sendo possível de se colocar em prática como na atividade do Projeto de Educação Ambiental DA COLONIA PARA O MUNDO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Postar um comentário