segunda-feira, 7 de julho de 2008

A ESCOLA

Em outubro de 2007 inscrevemos o Projeto Ler e Escrever - Tecnologias da Educação no Portal do Instituto Gerdau e para nossa satisfação fomos um dos 30 projetos contemplados.

Este blog servirá para o registro das nossas atividades.

Apresentação da Escola:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental Dr. Ramiro Fortes Barcelos, instituição de ensino público estadual, fundada em 26/03/1941, localiza-se num dos bairros mais distantes do centro do município de Charqueadas, onde se situam os presídios: PEJ, PASC, PEC, PMC, IPEP e CPA. Os alunos, na maioria, são oriundos do bairro, filhos de agentes penitenciários, policiais militares e apenados. É uma comunidade pequena, tendo de deslocar-se para o centro em busca de suas necessidades, referindo-se, muitas vezes, como se fossem para outro município. Atende, aproximadamente, 150 alunos distribuídos da Educação Infantil à 8ª série. Possui, em seu quadro funcional, 20 professores, todos graduados nas áreas em que atuam e 9 funcionários.

A Escola tem como ideal de ensino educar visando à construção do saber através de práticas democráticas, aquisição e resignificação dos conhecimentos aprendidos, fornecendo aos sujeitos do processo educacional recursos que possibilitem sua capacidade de criar, expressar e transformar a realidade onde vivem para que possam realizar-se individualmente e socialmente.

Tem como meta sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da educação pública, mobilizando-a para o desenvolvimento de ações de voluntariado individual e de parceria com a escola.

Nenhum comentário: