segunda-feira, 7 de julho de 2008

O QUE A ESCOLA OFERECE...


A escola oferece além das aulas em regime seriado, atividades extra classe, como:

1. Programa Escola Aberta para a cidadania do governo do estado em parceria com a UNESCO desde o ano de 2001, onde ministra oficinas permanentes de teatro, dança informática, artesanato, culinária, catequese, reforço escolar e esporte (futebol e jogos recreativos) que ocorrem nos finais de semana sob a orientação dos oficineiros e voluntários,


2. Cursos de formação continuada para professores, alunos e comunidade no espaço interativo de aprendizagem.


3. Intercâmbio digital entre as escolas Pio XII, Artur Dorneles, Escola Cobalcini (Nova Bassano) no RS, e Escola E. B. 2/3 Dr. Carlos Pinto Ferreira (Porto) em Portugal.


Este trabalho encontra-se disponível no endereço: http://terravista.blogspot.com


4. Trabalho social através da parceria com Lions Clube de Charqueadas e Gerdau em exames oftalmológicos com entrega de óculos para crianças carentes. Oferece, ainda, serviços de assistência médica, cidadania, esporte, cultura, lazer e inclusão digital durante o dia da solidariedade que é realizado no mês de maio em parceria com o SESI, Dimensão, Parceiros Voluntários, Escoteiros Jacui entre outras entidades.


5. Campanhas de agasalho, coleta de alimentos, organização de brechós, doação de materiais sucateados que podem ser aproveitados em outros estabelecimentos pela comunidade.


6. Inclusão social de pessoas com problemas de justiça que cumprem sua pena através de trabalhos comunitários na escola como limpeza de pátio, pintura e pequenos reparos.


7. Práticas ambientais através das seguintes ações:


* no ano de 2005 realizamos o projeto “as transformações e manutenção das margens do rio Jacuí que banham a área da PEJ” dentro do Insígnia Verde obtendo o 2° lugar e no ano de 2006 este mesmo projeto teve sua continuidade dentro do programa de educação ambiental compartilhada em parceria com a Gerdau, Aracruz, Avipal. Neste ano dando proseguimento ao referido projeto a escola realiza: ajardinamento em seu terreno; e passeios ecológicos (rio Jacuí, lago Guaíba, rio dos Sinos - barco Martim pescador). Também executa: “da colônia para o mundo" que visa a conscientização da nossa comunidade frente aos diversos problemas ambientais e a parcela de responsabilidade que temos na diminuição de seus efeitos.


Este trabalho encontra-se disponível no endereço eletrônico: http://dacoloniaparaomundo.blogspot.com


8. Acervo de obras literárias à disposição da comunidade através de serviço informatizado da biblioteca.


9. Espaço recreativo ampliado com brinquedos (balanço, gangorra, escorregador, gira–gira e casinha de boneca)


10. Espaço para a prática diversificada de atividades cênicas, expressão corporal e rítmica.


11. Espaço de tecnologia em educação composto por TV, dvd, vídeo cassete, som /imagem e TV por assinatura, além do espaço interativo de aprendizagem equipado com 12 computadores, 01 impressora, internet banda larga, laboratório este organizado em parceria com as empresas GERDAU, TRACTEBEL, COMDICA E CPM da escola.


12. Refeitório onde é oferecida, aos alunos, uma merenda balanceada e diversificada subsidiada com verba estadual.

Nenhum comentário: