segunda-feira, 7 de julho de 2008

POR QUE LER E ESCREVER - TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO?


O Projeto Ler e Escrever – Tecnologia da Educação, justifica-se como sendo a continuação do trabalho desenvolvido no ano de 2007 que serviu para a reflexão do uso do computador como um recurso pedagógico em sala de aula. Queremos continuar esta reflexão e o debate na escola para inserir todos os nossos alunos em uma comunidade de leitores e escritores, desenvolvendo, para isso, as habilidades exigidas para o domínio da linguagem escrita. Não há mais como negar que as tecnologias da informação e da comunicação revolucionaram as tradicionais formas de circulação social dos textos verbais e não verbais. Diante disso, demandas são colocadas ao processo ensino e aprendizagem, que envolvem as questões de como utilizar essas diferentes linguagens midiáticas na escola de forma a potencializar a construção de saberes significativos para a atuação dos alunos no mundo hoje. Crianças, jovens e adultos são atraídos pelo universo midiático onde diferentes linguagens circulam. A televisão, o rádio, o vídeo, a mídia impressa, imagens, a hipermídia e a Internet podem se constituir em excelentes recursos mobilizadores para o desenvolvimento das competências leitora e escritora e práticas protagonistas. Criar espaços de participação interativa e construção coletiva de projetos com o uso dessas novas formas de linguagem e estabelecer diálogo entre elas é o nosso grande desafio. Nessa perspectiva, a oficina de criação está voltada para as áreas de tecnologias na educação e irá contribuir para o desenvolvimento de ações que articulará o projeto pedagógico, a construção do currículo e a aprendizagem de conteúdos necessários para o manuseio e utilização de ferramentas e recursos tecnológicos, visando à formação de usuários competentes e autônomos. Constitui-se, portanto, em um referencial prático metodológico que busca o planejamento, a elaboração do plano de aula, o registro, a avaliação pautada nos objetivos propostos em cada atividade e nas etapas a serem desenvolvidas que considerem o antes: o que o aluno já sabe sobre o tema e recursos a serem utilizados, o durante: as ações a serem realizadas que atendam aos objetivos propostos e o depois: a avaliação das aprendizagens tanto em relação aos conteúdos quanto às habilidades desenvolvidas no manuseio dos recursos tecnológicos. As oficinas do Projeto terão como suporte o caderno Ler e Escrever - Tecnologias da Educação do Portal EDUCAREDE ( http://www.educarede.org.br/)

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